
A árvore da sabedoria e os jovens do futuro!
O conceito estabelecido para o redesenho da marca do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia(IAJA) foi baseado na evolução da marca anterior, transformando a relação dos jovens com a árvore da sabedoria na dimensão de dependência, onde a transformação dos jovens que passam pelo IAJA, fortalece a árvore, tornando-a mais robusta, desenvolvida e capaz de produzir frutos de qualidade.
Manter as cores da marca anterior foi essencial para preservar sua identidade e com uso de tonalidades mais suaves trouxe leveza ao símbolo. Os tons de verde aplicados no logotipo do IAJA representam a esperança de uma geração comprometida com a construção de um futuro melhor.
Raiz forte, árvore forte!
A partir do símbolo anterior, que incluía a árvore e figuras representando os jovens, foi realizada uma reorganização dos elementos e uma atualização da linguagem visual, com traços elegantes e sinuosos formando a junção das figuras humanas (os jovens), que simbolizam a raiz, com o restante da árvore, reforçando a mensagem de que a base de uma árvore forte está sendo formada pelos jovens do IAJA.


Um nome com responsabilidade.
Foi desenvolvido um logotipo (nome em forma de símbolo) que, mesmo sem o símbolo visual, possuísse personalidade própria, já que o nome IAJA reflete valores sólidos construídos ao longo do tempo por meio de ações que representam o potencial elemento transformador dos indivíduos. Para preservar essa singularidade, não se utilizou uma letra pré-existente disponível para uso comum
As letras foram criadas a partir de uma estrutura modular, combinando formas curvas com solidez na sua estrutura, reforçando a base do conjunto símbolo/logotipo. Diferentes tons de verde distinto nas letras dão dinamicidade ao nome, enquanto a versão completa do nome complementa a nova identidade visual do IAJA.
Entre logotipo e nome por extenso apresenta-se a mesmo onda inserida no símbolo. Esta onda estava presenta no símbolo da marca anterior, servindo de divisor entre o ambiente aéreo e o terrestre.
